terça-feira, 3 de agosto de 2010

APAGUE ESSA IDÉIA


Entrevista retirada de: http://ofuturodocerrado.blogspot.com/

ENTREVISTA



Ailton batista de Souza
32 anos – 12ª Companhia de Bombeiro
1) Qual o período do ano que os bombeiros mais trabalham combatendo as queimadas?
R: Brasília tem um temo muito seco, então durante todo o ano são registrados vários focos de incêndio, mas por volta de maio até setembro esses registros se intensificam; o trabalho é dobrado.



2) Hoje, o Corpo de Bombeiros Militar de Brasília está equipado suficientemente para combater as queimadas?
R: Nós contamos hoje com vários instrumentos de trabalho, tanto na terra, quanto no ar. Os carros são excelentes e as aeronaves também nos auxiliam nas graves queimadas. Talvez seria necessário um aperfeiçoamento do pessoal, para prevenção de acidentes e para melhor desempenho nas missões.


3) Então, o Corpo de Bombeiros atende 100% os chamados contra as queimadas?
R: Não. Isso porque infelizmente nós recebemos muitos telefonemas falsos, os famosos “trotes”. Ao invés de estarmos em missões que realmente precisam de nós, estamos procurando por falsos focos, e em queimadas é necessário chegar rapidamente para diminuir o estrago.



4) Além do tempo seco de Brasília, quais são os outros fatores que podem causar as queimadas?
R: O homem talvez seja o principal causador desses incêndios. Em diversos focos nós encontramos pontas de cigarros, algumas pessoas queimam lixo ou moveis no cerrado e isso contribui para o agravamento do problema.


5) Qual foi a pior queimada que você ajudou a combater? E o que ficou marcado na memória?
R: Ajudei a combater poucas queimadas mas a do Santuário Ecológico do Gama foi bem difícil. Alguns companheiros chegaram a passar mal com a fumaça, outros tiveram pequenas queimaduras. E o que marcou foi a quantidade de animais que morreram lá, vi alguns micos queimados e isso me chocou bastante.



6) Há muitas campanhas contra as queimadas na mídia?
R: Sim, mas não são suficientes. Até porque essas campanhas são realizadas somente em tempos de seca, e os focos de incêndio ocorrem durante todo o ano. Por isso nós fazemos campanhas em escolas e empresas para a conscientização da população.


7) Como fazer para avisar ao Corpo de Bombeiros sobre um foco de incêndio?
R: Basta ligar para o número 193 e não esquecer de falar o endereço detalhado e uma referencia para facilitar a chegada do Corpo de Bombeiros.
Links para esta postagem



Para que fique registrado minha indignação ao ver um goiano, um mineiro, quem quer que seja, colocando fogo em folhas secas e em lixos, isso tudo vira fumaça e nós respiramos, assim não dá...'

Nenhum comentário:

Postar um comentário