sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Pequi [Caryocar brasiliense Camb. (CARYOCARACEAE)]



Árvore conhecida popularmente também por piqui, pequi, pequiá e pequi-de-cerrado. A espécie floresce de agosto a novembro com pico em setembro, mas ocasionalmente em outras épocas após chuvas. É uma árvore hermafrodita, com folhas opostas, trifolioladas, longo-pecioladas, possui inflorescência racemo terminal curto com 10 a 30 flores, seu fruto drupóide tem coloração verde, epicarpo coriáceo-carnoso, possui mesocarpo amarelo-claro, carnoso e endocarpo lenhoso, espinhoso, e sementes reniformes (Almeida et al., 1998).

O Pequizeiro pode ter de 6 a 8 metros de altura por 6 a 8 metros de diâmetro de copa, produz de 500 a 2000 frutos por planta, os quais podem ter de 6 a 14 cm de comprimento por 6 a 20 cm de diâmetro. O peso dos frutos varia de 100 a 300 g e possui de 1 a 4 sementes, sendo o peso aproximado de 100 sementes, 150 g (Silva et al., 2001).

A espécie é protegida por lei, que impede seu corte e comercialização em todo território nacional. A intensa utilização e várias outras razões vêm contribuindo para a diminuição da incidência desta espécie, tais como: crença popular que as sementes não germinam; ataque dos frutos por insetos e animais selvagens; árvores velhas nem sempre rebrotam quando abatidas, sendo sensíveis ao fogo (Santos, 2004).

O pequi pode ser considerado uma planta ornamental pela beleza de sua copa e flores alvas. Uma utilização dessa espécie deve-se à madeira de cor amarelo-parda, sendo utilizada na construção de esteios de curral e mourões, pode ser utilizada na construção civil, fabricação de moveis, dentre outras. A espécie apresenta principalmente uso alimentar, o qual é muito difundido na região. A polpa é consumida com arroz e feijão. A polpa do pequi ainda fornece óleo que é utilizado no preparo de pratos típicos (Almeida et al., 1998).


Figura 1: Frutos de Pequizeiro (Caryocar brasiliense Camb.).

A espécie apresenta ainda efeitos medicinais, sendo empregado no combate a gripes e resfriados. Sua polpa fornece óleo que são utilizados contra bronquites, resfriados e no controle de tumores (Almeida et al., 1998). Suas cascas fornecem tinta, de cor acastanhada, utilizadas pelos artesãos no tingimento de algodão e lã. A polpa do pequi, aderida aos caroços, é amplamente utilizada na culinária regional, em pratos típicos como arroz com pequi, frango com pequi e guariroba com pequi (Santos, 2004).

Revisão por: RUBIO NETO, A. Micropropagação de Pequi (Caryocar Brasiliense Camb.) e Gabiroba (Campomanesia Cambessedeana Berg.) como forma alternativa de disponibilização de mudas para o reflorestamento. 2007. 36p. Monografia (Tecnologia em Produção de Grãos) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde, Rio Verde, 2007.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, S. P.; PROENÇA, C. E. B.; SANO, S. M.; RIBEIRO, J. F.; CERRADO; espécies de vegetais úteis. Planaltina – DF: EMBRAPA – CPAC, 1998, 106-112p.

SILVA, D.B. da; SILVA, A.S. da; JUNQUEIRA, N.T.V.; ANDRADE, L.R.M. de. FRUTAS DO CERRADO. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2001. 178p.

SANTOS B. R., Micropropagação de Pequizeiro (Caryocar Brasiliense Camb.) 2004. 239p. Dissertação (Doutorado em Agronomia/Fisiologia Vegetal) – Universidade Federal de Lavras, Lavras – MG.

Faça download de Artigos e Resumos nesses links:

Propagação:


TOLERÂNCIA A DESSECAÇÃO EM SEMENTES DE PEQUIZEIRO

Variabilidade genética de matrizes de Pequizeiro

Avaliação de métodos de enxertia em mudas de Pequizeiro

Quebra de dormência em sementes de Pequi


Efeito de tratamento fungicida e ácido giberélico sobre a germinação de sementes de Pequizeiro

MÉTODO DE ESCARIFICAÇÃO DE PUTÂMENS DE Caryocar brasiliense Camb.


Enxertia de mudas de Pequi e Mangaba



INFLUNCIA DO ÁCIDO GIBÉRLICO NA SUPERAO DA DORMÊNCIA DE SEMENTES DE PEQUIZEIRO



Antracnose em Pequizeiro


Propagação in vitro:


Indução in vitro de calos em explantes foliares de Pequizeiro

Efeito da cinetina e picloran no cultivo in vitro de Pequizeiro


CONTROLE DA CONTAMINAÇÃO FÚNGICA IN VITRO DE SEGMENTOS NODAIS DE PEQUI


CONTROLE DA OXIDAÇÃO E CONTAMINAÇAO IN VITRO DE SEGMENTOS NODAIS DE PEQUI


INDUÇÃO IN VITRO DE CALOS EM EXPLANTES FOLIARES DE PEQUIZEIRO


Utilização:

Aproveitamento alimentar


Anticlastogenic potential and antioxidant effects of an aqueous


Atividade antioxidante de frutas do cerrado

Efeito fungitóxicos dos extratos de pequi sobre os fungos

Avaliçao do potencial de produção do pequizeiro anao sob condies naturais

Microbiological evaluation of pequi Caryocar brasiliens

Pragas e Doenças:

Morfologia de fruto semente e plântula de piqui



Caracterização do ataque da broca dos frutos do pequizeiro


Colleters in pequi ontogenesis ultrastructure and secretion

9 comentários:

  1. com certeza o cerrado merece um viva!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. este fruto é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado aos Anonimos! abção....Aurélio Neto

    ResponderExcluir
  4. onde posso conseguir mudas de pequi. Sou um Físico apaixonado por arvore, principalmente o pequiseiro, já tentei planta-lo mas não consegui. Onde encontra essas muda por favo
    LEONEL RODRIGUES C. FILHO
    leofilho@ig.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estive no Posto Leonardo, Parque Indígena do Xingu e lá o cacique Aritana me mostrou o pequi sem espinhos, ele é grande, suculento e bastante gostoso.
    Moro em Cuiabá e aqui desenvolvi uma técnca de fazê-lo em pó. Estou utilizando um que fabriquei em 1.2.10, continua saboroso. Ainda tenho um pote com 50 gramas da mesma época, não uso conservante e ele não tem fungos, bolor ou qualquer contaminação. Infelizmente não encontrei nenhum interessado em ajudar-me a explorá-lo comercialmente.
    Romulo - kcnetto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. 27/11/2010-oscavolacerda- tenho alguns pés de pequiseiro, e observo que existe outra doença que ainda não foi catalogada. Trata-se de rugas ou carocinhas na estenção da folha, quando ferida aparece verde, mas em pouco tempo toma toda a arvore. Penço que pod3e ser causadas por formigas que ao pasear nas folhas ainda novas deixa algum liquido , pois apresenta fazendo curvas na estenção das folhas. Merece ser pesquisado.

    ResponderExcluir
  7. Apresento aos interessados uma proposta passo a passo do plantio direto de pequi. Trabalho ainda em andamento: www.ief.mg.gov.br/biodiversidade/mgbiota plantio direto do pequi professor célio valle

    ResponderExcluir