terça-feira, 17 de março de 2009

Murici (Byrsonima verbascifolia Rich. Ex. Juss.)

O murici (Byrsonima verbascifolia Rich. Ex. Juss.) pertencente à família Malpighaceae, é popularmente conhecido como douradinha-falsa, mirici, murici, muricizinho, orelha-de-burro, orelha-de-veado, e semaneira. Esta espécie tem ocorrência nos estados de alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo e Tocantins (ALMEIDA, et al., 1998).


Figura 1. Murici [Byrsonima verbascifolia Rich. Ex. Juss. (Malpighaceae)] no município de Montes Claros de Goiás.

O murici pode ser árvore ou arbusto hermafrodito (Figura 1), podendo chegar até 5 metros de altura, seu tronco nodoso, frequentemente é tortuoso e apresenta cascas suberosas, escuras e com fissuras longitudinais. A filotaxia da planta é oposta, as folhas apresentam estípula intrapecioladas liguliformes e com superfície densamente pilosa, são classificadas como obovadas agudas, com nervação um tanto elevada na face dorsal e nitidamente elevada na face ventral. Apresenta inflorescências axilares e terminais, ereto e bracteado. O fruto é em formato de drupa com tamanho aproximado de 1,3 a 1,5 cm de diâmetro, com coloração amarelo; mesocarpo carnoso, fino, apresenta entre 1 a 3 sementes (Figura 2) (ALMEIDA et al., 1998).

















Figura 2. Frutos de Murici [Byrsonima verbascifolia Rich. Ex. Juss. (Malpighaceae)] no município de Montes Claros de Goiás.

A frutificação ocorre de novembro a fevereiro, mais pode ocorrer também em outras épocas. A produção de frutos é irregular e alta, os frutos caem facilmente quando maduros, sendo comestível e muito apreciado por pássaros (CASTRO, 2003).

A polpa pode ser consumida in natura ou em forma de suco, licor, geléias e doces SILVA, et al., (2001). É uma espécie melífera, fornece madeira amarela ou avermelhada, acetinada e brilhante, pode-se ainda extrair corante preto, o qual é usado para tingimento de tecidos, conferindo a cor cinzenta ao algodão. Para o uso medicinal, como são várias as utilizações terapêuticas utiliza-se a casca como febrífuga (ALMEIDA et al., 1998).

A casca é adstringente e apresenta um teor de 15 a 20% de tanino, que é o principal ativo desta espécie, sendo importante também na indústria de curtume (Castro, 2003). A planta apresenta ainda função de ser anti-sifilítica, diurética, emética (provoca vômito) e tóxica em doses elevadas. Por ser adstringente, trem emprego na indústria de curtume (ALMEIDA et al., 1998).

REFEÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ALMEIDA; PROENÇA; SANO; RIBEIRO. CERRADO; espécies de vegetais úteis. Planaltina – DF, EMBRAPA – CPAC, 106-112.

CASTRO, A.H.F., ALVAREGA, A.A., PAIVA, R., GOMES, G.A.C, ALCÂNTRA, E. Propagação do murici (Byrsonima intermedia ex A. Juss.). Anais do XIV Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e I Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas, 2003.

SILVA; SILVA; JUNQUEIRA; ANDRADE L. FRUTAS DO CERRADO. Brasília -DF, Embrapa Informação Tecnológica, 178.

Faça o donwload de Artigos, Resumos e outros nos links a baixo:

Propagação:


Avaliação da composição Química por CGEM de óleo essencial de calos de murici

GERMINAÇÃO IN VITRO DE MURICI-PEQUENO

Caracterização Físico-Química:

BIOMETRIA DE FRUTOS E ENDOCARPOS DE MURICI


Anatomia:


Estudo comparado da subclasse Magnoliidae nos sistemas de classificação de Cronquist (1988) e APG

Modificações dentro da Subclasse Hamamelidae do sistema de Cronquist (1988) para APG.


TRIAGEM FITOQUÍMICA EM CALOS DE MURICI [Byrsonima verbascifolia (L.) Rich. ex Juss


Óleo Fixo:


COMPONENTES_MAJORITRIOS_DO_LEO_FIXO_DE_SEMENTES_DE_MURICI

2 comentários:

  1. Otimo material!!!
    nos ensina mto sobre a especie, mas gostaria de deixar uma critica construtiva...tentar enfatizar melhor os detalhes da especie, pois assim facilitaria a identificaçao.

    ResponderExcluir
  2. qual a melhor forma de propagação do muriçi e quais os procedimentos que devo seguir?

    ResponderExcluir