quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Espécie da Vez! NATIVAS


Vários foram os debates durante o IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CULTURA DE TECIDOS DE PLANTAS, realizado em Aracajú em Outubro deste ano.

Gostaria de apontar para as mesas redondas e palestras sobre espécies nativas, principalmente para: “Propagação in vitro de espécies nativas” e “Melhoramento de plantas nativas ornamentais da América do Sul”, que apesar de não focarem em plantas do Cerrado, contribuíram substancialmente para o entendimento dessas pesquisas.

Outro fator a ser considerado, é que de 645 resumos enviados para o congresso APENAS 36 trabalhos com plantas nativas do CERRADO. Não poderia deixar de mencionar esse fato. Eu considero esse baixo número um avanço, mais um avanço de formiga que não tem pernas. Se continuar desse jeito, no 15° congresso, se houverem 10 trabalhos é muito, por que até lá, não existirá mais planta nenhuma de cerrado para os pesquisadores. E desses 10 trabalhos que serão publicados os títulos serão mais ou menos assim: “A vida que existiu no coração do Brasil (Atualmente: regiões desertificadas, de cemitérios, de ninguém etc.)”, “Revisão: Trabalhos de germinação das extintas plantas do cerrado” esse aqui vai ter 5 páginas, e por aí vai.
Tomara que as pessoas quem passarem por aqui e lerem este post divulguem a indignação não só minha, mas de todos que “sobrevivem no cerrado e do cerrado”.

E que fique claro mais uma vez que a pesquisa atual, não acompanha nem 1% da Taxa de desmatamento neste bioma.

Embora, sejam poucos os interessados, segue link para download das palestras e um arquivo zipado contendo todos os trabalhos publicados com plantas nativas do cerrado:

Palestras Nativas:

Estratégias para propagação in vitro de espécies nativas

Mejoramiento de plantas ornamentales nativas de América del Sur


Prospecção e uso de espécies nativas para a Floricultura

RESUMOS:

ResumoS Plantas do Cerrado IV CBCTP

4 comentários:

  1. Nuss, e eu que estava pensando em aproveitar a madeira da extinta savana brasileira para produção de carvão ! hehehehhehe

    ResponderExcluir
  2. TENSO...!!!
    Depois aparece no globo reporter : "As belezas do cerrado..." e talz !!!
    Tudo mentira...temos só algumas manchas RIDICULAS de cerrado...e que ainda vão pro saco qualquer hora dessas !!!

    ResponderExcluir
  3. o que me choca é exatamente o que disse o Rodolfo, acima: "as belezas do cerrado...." Nao mostram e nem tem interesse em mostrar a real situação do nosso cerrado. Alias, só mostram o que o povo quer ver, né? Nada de conteúdo que possa "despertar" nas pessoas os questionamentos! To muito triste com tudo isso... Vivo aqui e sofro a cada pedaço de terra que vejo sendo "limpo" pra novas construçoes... sem nenhum escrupulo de nossos "governantes" - que sao mais interessados em destruir mesmo tudo! nada de se esforçar para que a coisa ande em favor do nosso cerrado... Triste tudo isso!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, parabéns pelo blog, muito bom mesmo. Visite o blog da ong EPA Barrus: www.epabarrus2005.blogspot.com

    Abraço

    Luciane Puglisi Marreto

    ResponderExcluir